sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Era do Orçamento Empresarial

Após décadas sucessivas de descontrole inflacionário fizeram com que,em nosso país,nos desacostumássemos a pensar estrategicamente.Até 1994, a instabilidade e o grau de incerteza eram de tal ordem que qualquer tentativa de se prever um cenário futuro,mesmo que próximo,resultava em frustração.Basta lembrar que ,nos 30 anos que antecederam o advento do Plano Real,em meados de 1994,a inflação acumulada no Brasil foi superior a um quadrilhão por cento ou seja (um ,seguido de quinze zeros!),houve sete diferentes unidades monetárias,seis planos econômicos,uma moratória e três constituições..
Nestas circunstancias,o casuísmo inteligente era muito mais efetivo do que o pensamento estratégico.Foi assim que nos acostumamos a pensar apenas operacionalmente e ,nisto,nos tornamos muito bons.Sempre nos vangloriamos de sermos bons improvisadores.Durante todos aqueles anos a atividade orçamentária,por possuir um componente estratégico muito forte,foi negligenciado,tornando-se um procedimento quase exclusivo de pequenas,medias e grandes empresas ou de companhias multinacional.
No entanto,desde a implantação do Plano Real,a situação vem mudando sensivelmente hoje, o que percebemos é ,de um lado as empresas sentindo necessidade de um orçamento que consolide a visão estratégica de seus negócios e, de outro, uma noção distorcida do que seja um verdadeiro orçamento.
O que vemos muitas vezes, é o setor de orçamentos das empresas muito focado nas rotinas e sem visão estratégica da atividade orçamentária.é uma pessoa que ,por estar com o nariz encostado no espelho,reduz de tal forma seu campo visual que perde a noção do ambiente que a rodeia.
Com isso encerro meu artigo com um conceito fundamental do orçamento:todo orçamento deve conter metas e restrições.
As metas representam os objetivos a atingir;as restrições,as dificuldades em atingir as metas estabelecidas.Isso significa que quando um orçamento possui apenas metas,sem restrições,dizemos que não passa de uma declaração de intenções

CONSULTORIA EMPRESARIAL ULLER
NADIA HELENA ULLER –CRA: 21234
CONSULTORA DE EMPRESAS

FONE: 8875-6322

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